O Conselho Municipal de Maputo e a empresa de telefonia móvel, Movitel, assinaram um memorando de entendimento que visa a instalação de 70 praças e 7 centros de recursos digitais de internet gratuita nos espaços públicos de todos os bairros da Cidade de Maputo. O acto foi rubricado pelo Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, e pelo Director-geral da Movitel, Nguyen Tat Dung.
Na ocasião, o Edil de Maputo, Rasaque Manhique, disse que o memorando de entendimento visa a instalação de praças digitais em todos bairros, para permitir que os jovens e estudantes tenham acesso fácil à internet se tornem digitalizados e acima de tudo que a cidade se desenvolva.
“Com este acordo os nossos jovens, poderão fazer a prática dos seus estudos, assim como a população adulta em conexão com aquilo que acontece no mundo e a tempo real. O acesso à internet não deve fazer com que tenhamos problemas, mas sim deve servir para que todos em conjunto possamos dar passos largos ao encontro das TICs”, disse o Edil.
Por sua vez, a representante da Movitel, Marília Manjate, destacou que o acesso à tecnologia e informação é um direito fundamental e uma ferramenta poderosa para a educação, inclusão social e desenvolvimento económico, que contribuirá de forma significativa para o empoderamento da população para construção de uma sociedade mais equitativa e informada. Marília Manjate disse que o acordo preconiza a construção de mais de 50 antenas na Cidade de Maputo, para expansão da infra-estrutura e melhorar ainda mais os serviços prestados pela Movitel, garantindo, desta forma, uma cobertura de rede de maior qualidade para todos os cidadãos.
“A assinatura deste memorando é um exemplo claro de como parcerias público-privadas podem ser benéficas para todos os envolvidos e especialmente para as comunidades, pois juntos criam bases para um futuro mais conectado, informado e próspero para toda edilidade”, disse Marília Manjate.




