O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, procedeu à entrega de três (03) Praças Digitais de Acesso Gratuito à Internet – WI-FI Grátis, no Bairro George Dimitrov (Benfica), Mercado de Peixe e Jardim Tunduru.
Na ocasião, Rasaque Manhique disse que as Praças Digitais são espaços essenciais para a juventude expressar as suas opiniões, interesses e identidades, além de facilitar o acesso à educação, cultura e oportunidades de desenvolvimento.
O Edil afirmou que o desejo da Edilidade é massificar os serviços de acesso gratuito da internet para os 63 bairros dos sete distritos municipais. “Esta acção encoraja-nos a prosseguir com a expansão e implantação de praças digitais noutros pontos do município”, afirmou Manhique
O Vereador da Juventude e Criação de Conhecimento, Nércio Duvane, explicou a importância da iniciativa, afirmando que a mesma tem como objectivo promover o maior acesso às plataformas de informação e comunicação, bem como uma maior inclusão digital dos munícipes, em particular a juventude.
“Esta iniciativa é um esforço empreendido pelo Edil de Maputo, na busca e mobilização de parceiros sustentáveis para a viabilização e operacionalização de programas e projectos que visam o empoderamento e encorajamento da nossa juventude”, disse o Vereador.
Já o Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, Lucas Chachine, afirmou que o projecto vai permitir que cada cidadão, independentemente do seu estrato social ou localização geográfica, dentro do espaço municipal, tenha acesso às ferramentas digitais, fundamentais para o exercício pleno da cidadania no século XXI.
Lucas Chachine reiterou o compromisso de promover a inclusão digital em Moçambique, aumentando o acesso aos serviços de internet de qualidade. Disse ainda que com a oferta pública da rede WI-FI, a Vodacom está a criar oportunidades para que todos os cidadãos alcancem a inclusão digital, sobretudo os jovens em idade escolar.
O Programa de Instalação das Praças Digitais de Acesso Gratuito à Internet está inserido no projecto para a promoção de acesso universal às plataformas de informação e comunicação em parceria com a empresa de telefonia móvel Vodacom Moçambique e o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique.



