O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, procedeu à entrega de 42 kits de auto-emprego, no âmbito de lançamento do Programa Municipal “Capacita Juventude”.
Na ocasião, o Edil de Maputo disse que o programa “Capacita Juventude” prevê a atribuição de 1000 kits de auto-emprego no presente ciclo de governação nas mais diversas áreas.
Segundo Rasaque Manhique, o programa enquadra-se na visão do Conselho Municipal na criação de oportunidades de emprego e postos de trabalho, como forma de reduzir o impacto do desemprego no seio da juventude.
O número um da capital moçambicana disse que o programa visa criar oportunidades de emprego e empregabilidade para a juventude, capacitar os jovens para o mercado de trabalho através de transferência de competência em várias áreas técnico-profissionalizantes, engajar jovens empreendedores através de financiamentos de iniciativas juvenis, bem como promover o acesso aos estágios profissionalizantes
O Chefe do Executivo Municipal apelou aos jovens para que tenham foco, fé, força e determinação no trabalho rumo ao desenvolvimento da capital.
Já o Presidente do Conselho da Juventude na Cidade de Maputo, Ussene Paulino Ussene, disse que o programa representa uma oportunidade que o Município de Maputo dá aos jovens de alcançar a liberdade financeira, capacitando e munindo de ferramentas básicas para empreender.
“A todos os jovens que se beneficiam dos kits oferecidos são exortados para que usem, não apenas por diversão, mas com muita responsabilidade, com garra e determinação, de modo que não só possam render, como também empreguem mais jovens”, secundou Ussene Paulino.
O Presidente do Conselho da Juventude na Cidade de Maputo alertou aos beneficiários que devem saber e reconhecer que são uma parte ínfima de muitos jovens que buscam incansavelmente por um emprego, por isso, há que terem muita responsabilidade e compromisso com os bens adquiridos.
O Capacita Juventude, que prevê beneficiar mais de 65 mil jovens da Cidade de Maputo, foi instituído com intuito de empoderar a juventude através do acesso à formação e promoção do emprego e do autoemprego nas áreas de serrilharia, electricidade, culinária, car wash, carpintaria e avicultura.









